sábado, 17 de janeiro de 2015

29º dia: em Galápagos, Ilha Isabella

LUÍS:

Uau....hoje foi o dia mais incrível da viagem. De certa forma, o que vimos hoje praticamente paga a viagem de Galápagos...


Sei que muitos já devem ter feito isso na vida, mas nadar junto com uma tartaruga marinha num lugar desses foi incrível.

Bem, vamos começar do começo. Acordamos bem cedo, por volta das 6h, pois a lancha para Ilha Isabella sairia às 6:40h. Tomamos café e passou a caminhonete para nos levar até o pier. Aguardamos os trâmites e entramos na lancha a caminho de mais uma ilha. Por sinal Isabella é a maior ilha e nela há 5 ou 6 vulcões. Ativos? Sim, em 2005/2006/2009 houve atividade em 3 deles. Mas como isso é bem monitorado e não ocorre da noite pro dia, é seguro estar aqui.

A viagem de lancha demorou bastante, pois ao invés de ser de plástico como aquela que pegamos para Floreana, esta era parte de madeira e parte plástico, apesar de ter 3 motores de 200cv Yamaha.


No caminho havia algumas crateras de vulcões inativos, aliás, o que restou deles, eram pequenas ilhas, chamados de os 4 irmãos.



Chegando lá uma taxa de 5 dólares pelo uso do pier, cada bobeira...fazem de tudo para arrancar uma grana do turista. E o mentiroso do tiozinho do desembarque no aeroporto dissera que os 50 dólares de entrada nas ilhas era o único imposto a ser pago aqui, que depois não haveria mais. Sei.

Bem, as focas como sempre estavam tranquilamente nos bancos, largadas por todos os lados tomando sol. Um pinguim tranquilamente nadava na baía, peixes...parecia um lugar agradável.



O guia de hoje era um cara bem legal, foi explicando tudo ao longo do dia e vou trazer algumas info aqui para vocês.

O primeiro ponto de visita foi a lagoa dos flamingos. São em torno de 500 e ficam em diversas lagoas desta ilha. A Ist tirou uma foto super legal deles...veja abaixo.






Depois o roteiro era conhecer o centro de criação de tartarugas. Que demais... elas eram de todas as idades e 5 espécies distintas. Nessa ilha existe cinco espécies diferentes, uma ao redor de cada vulcão. Se parecem fisicamente, mas são geneticamente diferentes e não se misturam bem no cruzamento. Uma delas tem 1m de altura e chega até 300kg. Imagina só? Pena não ter a mais gigante aqui, pois só vive solta ao redor do vulcão e para vê-la tem que fazer um baita passeio na ilha com guia e tudo.








 Essas eram menores que uma latinha de cerveja deitada.


Bem, o guia explicou que elas ficam sexualmente maduras aos 25 anos e vivem até próximo de 200 anos. A fase de nascimento leva até 160 dias entre botar ovo e sair da terra. Como tartarugas marinhas, as mães botam ovo a aprox. 40cm de profundidade em lugar quente. Se for chocado (pelo sol) até uns 28° é macho e se for pouco acima fica fêmea. Todo réptil é assim. E as mães tem 2 bolsas de ovos, podendo fazer um ninho de macho e um de fêmeas. Interessante que a fêmea pode guardar o esperma do macho por até 2 anos no corpo para liberar onde faz os ovos dentro dela. Louco né? Imagina isso em humanos a confusão que seria saber o pai... kkkkk

Depois de colocados os ovos, a fêmea cobre de terra e uns dias depois faz cocô em cima. O cocô seca e faz uma área vazia entrea terra e os ovos, onde tem oxigêneo para os bebês tartarugas que ficam 5 dias para comper a casca do ovo e daí ficam mais uns 30 debaixo do solo se "endurecendo", pois quando nascem são molengas.

Atualmente toda a reprodução natural não dá me nada, pois os ovos acabam sendo perdidos ou os bebezinhos comidos por outros animais invasores, até formiga. Então a reprdução é assistida e um desses caras pega os ovos, marca o lado de cima, ninho, profundidade, etc... leva pra incubadora e lá 100% nasce, vive até ficar com uns 20/30cm e vai pra rua!

Isso garante a continuidade das espécies ameaçadas.

Ele nos mostrou um embrião de 30, 60, 90 e 120 dias... veja só.



Depois visitamos um pico cujo nome esqueci.



Em seguida fomos ao muro das lágrimas. O lugar tem uma história curiosa. As penitenciárias sempre são nos extremos e assim deviam sempre ser.

Entre 1946 e 1959 existiu uma colônia prisional na ilha, 30 carcereiros e 300 presos foram trazidos. Para ocupar os presos, foram obrigados a construir esse muro, que seria como uma caixa após finalizado. Levaram 13 anos para fazer isso. Sem máquinas nem gado para carregar. Até hoje vive um ex-presidiário daqui. A maioria morreu na prisão mesmo. Imagina carregar no lombo uma pedra dessas de 20kg com sol por 5km? É literalmente de matar.

No fim, houve uma suposta festa e os guardas ficaram meio bêbados, prisioneiros fugiram e lutaram com guardas, não restou muita coisa.





Para quem já visitou Ushuaia, lá também só existe por ter sido uma colônia prisional. Extremo frio...foram obrigados a construir uma linha férrea para transporte de madeira que eles mesmos extraíam, aqui fizeram um muro para cercá-los. Nem acabaram.

Apesar dos maltratos, acho que preso deve ser ocupado e fazer algo sim. Não tá lá por ser bozinho...por plantar árvores ou ajudar velhinhas e ceguinhos a atravessar a rua. Me espanta as notícias de hoje, em que Lula e Dilma desesperadamente há anos tentam evitar o fuzilamento de um brasileiro condenado por tráfico na Indonésia.

Como as coisas se invertem no Brasil. Os presidentes petistas estão há quase 10 anos pedindo clemência por um brasileiro fdp traficante? Porque não negocia com o Equador isenção fiscal para os brasileiros que visitam esse país ao invés de implorar clemência por um traficante? Ou isenção de visto para os EUA? Que bosta de PT meu...

Bem, prisão extrema, lugar bonito e cheio de história.

Voltamos e passamos na praia do amor. Belas fotos!



E aí mano, que ta olhando? Esse espaço aqui é meu...desse tamanho ó!




Em seguida fomos almoçar e depois mergulhar, aliás, boiar com snorkel na baía onde fica o pier.

Que incrível... as fotos falam por si só.


















Uma coisa, é difícil correr atrás dessa tartaruga, tinha corrente onde ela comia e depois quando foi embora a bicha corria viu... acompanhá-la foi difícil. Enquanto ela tomava um fôlego eu tomava uns 4 hehehehe, mas também não sou bicha da água né?

Esse passeio foi incrível, nadar com essa tartaruga, os pinguins (não são os de Madagascar, que pena...) e depois a raia e a foca, demais! A emoção pagou a viagem. Eu e a Ist aproveitamos bem esse momento.

Volta pra Santa Cruz, chegamos e acabamos dormindo, nem jantamos.





Veja aqui o vídeo que resume alguns dias de Galápagos!

Põe em HD aí vai...


LUCIANA:

Acordar bem cedo, tomar o café da manhã correndo (só consegui comer 1/3), joguei meu chocolate fora porque já levei bronca de manhã cedo por levar isso na mochila e como sou raivosa e não posso tacá na cara do neguinho, taquei no lixo...óddjioo! rs

2h de lancha pra ir e metade da galera dormindo e metade vomitando...hahahha. Tava nublado e ventando bastante, então o povo mareou mesmo!

Ahhhh, mas chegar e ver o mar verdinho...que tudo!!! Eu amo o mar e verdinho ainda...podia me deixar lá né?!
Eu não curto muito esses passeios terrestres. De história já fico bem contente com o google para algumas coisas a não ser que a viagem seja no continente, aí ok.
Mas quando tem um marzão me esperando....bah...fico meio bléh...
Luís curte meeegas.....é ele quem vai fazer a lição de história com o filho...rs
Eu tiro fotos! :)

Tá, nem adianta eu descrever o nosso passeio terrestre porque o homi já contou em detalhes acima. Ele é muito bom nisso!
Depois do almoço básico daqui (sopa, arroz, salada temperada com limão e sal e pescado) fomos para o pier.
A água aqui é geladinha e hoje parecia um pouco mais porque tava nubladinho, sol tímido. Respira e coragem, pula! Hahaha
Em parte é bom não estar um sol de rachar o côco porque queima mesmo. Mas se tivesse, o verdinho e os corais seriam mais evidentes ainda. Imagina!?
Lindo, lindo, lindo....que mais posso dizer?
A tartaruga sossegadíssima com a nossa presença, nadando e comendo tranquilamente. Onde ela ia, mil peixinhos iam atrás. Ela de fato parece ter aquele espírito manso que aparece no desenho do Nemo, sabe? hahahaha
Muito legal acompanhar ela na corrente marítima...não precisa fazer esforço nenhum pra se deslocar! :)
Voltei uns 10 minutinhos antes pro pier pra me secar e nesse ínterim Luís filmou a raia. Demais!

2h (quase a eternidade) pra voltar e estávamos tão cansados que só tomamos banho, enrolamos meia hora e dormimos profundamente até hoje cedo!
Quero fazer essa dieta todos os dias! hahahaha

PS. A ilha não poderia ser feia. Tem o nome da minha preciosa amiga Isa :)

Bjsss



3 comentários: