quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

26º dia: em Galápagos, Ilha Santa Cruz

LUÍS:

Na foto da capa acima, a tartaruga de galápagos que não vive em cativeiro, vive solta...tranquilamente comendo sua flor.

Quanto às histórias do dia, vamos lá!

Uau, hoje nós andamos. Nunca andei tanto assim depois do meu acidente quando quebrei os ossos do tornozelo.

Tomamos café e em seguida fomos até "Tortuga Bay", onde há duas praias, uma brava e uma mansa, parece uma lagoa.

É um lugar para se visitar caminhando. Mas não é tão simples caminhar 50 minutos sob sol e calor, ainda mais com 100kg e um tornozelo estourado. Ainda bem que trouxemos o camelbak e tínhamos bastante água para todo o trajeto.

O caminho é legal, de pedras e calçado, com umas árvores diferentes e uns passarinhos folgados que ficam no meio do caminho tranquilamente sentados no chão.

Depois de muito caminhar finalmente chegamos à praia, uma cor de mar daquelas...

As iguanas estavam de monte aqui. Paramos para fotos e filmar umas delas. Os pelicanos voavam sobre a água e se jogavam no mar atrás de peixes, depois saiam e engoliam eles... certeiros sempre. Tinha um passarinhozinho que ficava cutucando a areia logo após passar a água das ondas que chegavam à praia. Esse abaixo...

Mais adiante algumas pedras faziam uma lagoa azul à beira mar. Lindo...quase dava vontade de ficar ali. Mas tínhamos que seguir mais um pouco até a praia mansa, onde havia sombra, mas sem água fresca.

Chegamos lá e o lugar era quase uma piscina. A água mal fazia ondas e muitos se banhavam tranquilamente naquele calor escaldante.

Sair da água era complicado sabe, vinham moscas gigantes nos picar, tipo as mutucas que existem no Brasil. Batia nelas, as fdp caíam no chão, mas não morriam. Até na água caíam e continuavam a voar.

Assim que sai da água comecei a passar um pouco da areia fresca no corpo para tampar o sol e me livrar dos insetos, veja só no que deu! hehehehe

Depois resolvemos almoçar, aliás, comer os pãezinhos que compramos no dia anterior. Vocês não vão acreditar quando virem o vídeo que eu fizer de Galápagos. Até um certo ponto contamos 14 passarinhos em um raio não maior do que 1,5m da gente. Depois eles eram tantos e eu não conseguia mais contar. Então tirei essas fotos.

Todos estavam de olho nas migalhas dos pães, mas nada de dar comida para eles. Não é permitido e também não quero que eles fiquem viciados nisso. Afinal, não estarei aqui amanhã e não podemos causar nenhum desequilíbrio.

Era muito passarinho. Um até pousou no meu dedo do pé e ficou ali, tranquilamente...como se eu fosse um galho. Aproveitei e filmei o pilantra.

Depois arrumamos as coisas e fomos fazer o caminho de volta. Antes, uma parada para mais fotos, calçamos os calçados e voltamos a caminhar os 50 min sob sol.

Ah, esqueci de dizer, na vinda, ao chegar nesta praia, um cara que eu acreditei ser japonês nos parou no começo e pediu para tirar uma foto dele. Depois ele tirou uma nossa... era um koreano, não falava nada de espanhol e muito pouco de inglês. A comunicação foi mais com gestos e poucas palavras. Passamos para ele o endereço de e-mail, quem sabe ele consegue mandar a foto para nós depois! Até deste blog ele tem endereço. Em troca nos deixou um cartão dele.

Bem, ao chegar da volta procuramos o caminho direto que nos levaria até o ponto de ônibus para ir até El Chato, é uma região em que as tartarugas gigantes ainda vivem soltas. Parte é privado (fazenda) e parte é reserva natural já. Ali também teria uns túneis de lava (já secos, é claro).

No caminho do ponto de ônibus paramos para um breve almoço, onde pudemos reabastecer o camelbak, excelente. Ali no ponto de bus falei com um tiozinho e ele disse que táxis poderiam nos levar lá também. Então parou um táxi logo depois e o cara fez um bom preço para ir, nos apresentar o lugar e nos trazer de volta, passeio completo por USD 30. Depois do cansaço e esgotamento físico que estávamos os 30 dólares estavam ok.

É incrível a diferença do clima aqui na Ilha de Santa Cruz. Na praia calor e sol, 40° quase. Subimos um pouco e ficou nublado, começou a chover e a temperatura caiu drasticamente. Mas esse subiu um pouco é 200m de altura, não mais que isso.

Ainda bem que deu para tirar boas fotos das tartarugas livres na reserva. Essas eram maiores do que aquelas que viviam no cativeiro. E põe maiores nisso!

(a foto acima não ficou  boa, acho que a câmera não se deu bem com tanta umidade)

Estavam tranquilamente comendo grama num pasto bem vasto e úmido. Andamos entre elas até o túnel de lava e na volta encontramos uma tartaruga famosa. Ela tem um GPS e os pesquisadores estudam os trajetos que ela faz ao longo da vida para entender sua rotina e que áreas são prioritárias para proteção.

Voltamos e o taxista nos levou até uma agência de viagens para vermos pacotes para os dias seguintes. Negociamos, mas a brincadeira ficaria 450 dólares por pessoa para passear pelos 4 dias restantes na ilha. Bem, é muita coisa, 900 dólares em 4 dias, são 2.500 reais quase. Muita grana.

Vamos com calma. Pedi um desconto razoável... para 400 dólares. Até fecharia. Ele não aceitou. Então fomos jantar novamente... cevice! Novamente muito bom. Mas em outro restaurante desta vez, não tão bom quanto o primeiro. De fato.

P.s.: pagar com cartão de crédito aqui encarece tudo em 22%, isso mesmo. 12% de IVA (ICMS) e 10% de serviços (comissão da visa?)

Já que não tenho cash suficiente para tudo, tenho pago tudo no cartão... próxima viagem vai ser baseada em cash. A partir do mês que vem passarei a comprar 200 dólares por mês. Daí a próxima viagem não fica cara de uma vez só!

Depois trabalhei um pouco, paguei umas contas com a internet lenta e cama!

Dia legal, praia linda e tartarugas gigantes, sem falar nos passarinhos sem medo algum da gente.

LUCIANA:

Quando a gente acorda e pensa 'hoje vou para a praia', nunca se imagina ter que caminhar 50 minutos numa trilha que parecia a muralha da China.
Sim, sob o sol parecia a muralha da China para os sedentários aqui. Mas para ir foi até tranquilo, pois estávamos bem descansados.

Chegar em Tortuga Bay foi muito legal! Pela manhã estava verde claro e a maré mais baixa. Caminhamos até a praia mansa e curtimos até pouco depois do meio dia. Tava uma delícia!
Na volta a maré estava subindo, o sol bem alto e a cor do mar estava mais bonita ainda!

As iguanas curtindo seu habitat e muitas famílias ainda ficaram por lá.
Engraçado que quando não se tem uma estrutura de cadeira de praia, guarda sol e "cervejinha", ficar na praia também cansa. O sol aqui é bem forte então precisamos cuidar para não assar...hahaha.

Voltamos mais 50 minutos andando e foi mais sofrido por conta do sol. Eu quase nunca transpiro mas dessa vez valeu por todas!
Como tínhamos comido os pãezinhos estávamos com pouca fome, então dividimos um pratinho de arroz com um caldinho de peixe. Tomamos limonada e ficamos renovados!

Graças a Deus pelo bendito taxista que soube negociar!
Chegamos em El Chato e de repente chuva e frio...hahaha...mas a gente estava tão desgastado do sol que foi uma delícia!
Andamos pelo mato pra ver as tartarugonas e pela picada até chegar nas cavernas de lava.

Feito, hora de voltar. Pena que tudo aqui é muito caro. Mas TUDO coopera para o bem e não é por isso que deixamos de aproveitar! :D

Até a próxima!

1. car......o q caro as txs pra se pagar em cartao hein ?!?!?!? qdo for algum dia prai (eh 1 dos lugares q sonho visitar) vom certeza levarei o bau do tio patinhas junto comigo.....heheheheheh