sábado, 3 de janeiro de 2015

15° dia: de Puno a Arequipa

Luís:

Hoje foi difícil. O frio bateu 8° sob chuva e às vezes na sombra.

Eu e meus atalhos... Às vezes acho que me arrependo de sair dos caminhos menos tradicionais (de asfalto) e pegar rotas mais curtas, forçando o GPS a me conduzir por caminhos pelos quais quase ninguém passa.

De Puno (3.850m), às margens do Titicaca, no lado Peruano, até Arequipa (2.500m), da pra ir por 100% asfalto, passando por Juliaca, também às margens do lago.

No entanto, ha uma rota mais curta, desviando de Juliaca e indo direto para o meio dos Andes, na região dos Lagos entre essas duas cidades (Puno e Arequipa).

O problema é que por essa rota não passa praticamente ninguém. Há 45km de asfalto esburacado e mais de 100km de terra, com muitas, mas leia bem, MUITAS pedras.

A única coisa que compensa é a vista. Passar pelos lagos cheios de flamingos cor de rosa (aqueles que a maioria das pessoas só vai ver na TV ao longo da vida) e poder contemplar essas e outras aves na lagoa a 4.300m de altura é indescritível. 

Até esse momento estava sol e vínhamos vendo uma chuva ao longe no horizonte. Mas de repente ficou tudo nublado e ficamos na sombra das nuvens.

Aí complica, pois a essa altitude ficar sem sol faz a temperatura cair muito.

Depois chegamos a uma cidadezinha, Santa Lúcia, e procuramos comida. Só tinha um armazém para comprar bolachas e um chá. Nada quente.

Esse foi meu almoço, bolacha de chocolate recheada e chá verde. Tava bom.

O problema é que estava chovendo, ficando mais frio.

A galera na rua nem aí, tinha gente andando e bicicleta e até uma criança jogando bola. E a gente lá morrendo de frio kkkk

Seguimos viagem mesmo com a garoa, pois no horizonte em direção aonde íamos estava com céu mais aberto.

Dai já era asfalto. Subimos a 4.600m e depois havia um grande planalto. Ruim era a chuva/garoa e o vento.

Não havia vida alguma ali, exceto as centenas de lhamas, alpacas e vicunhas.

Às vezes alguns carneiros e sempre cachorros na rodovia. 

Passamos por dois montes gigantes. Eu planejara a viagem por ali. Mas o tempo nublado estragou a brincadeira. Não dava para ver os picos nevados nem bem os contornos das montanhas.

Começamos então a descer para Arequipa. Desce, desce, paramos para abastecer e andamos mais uns km até chegar ao Hostal Las Mercedes, onde há um camping. Planejei vir até aqui foi uma boa!

Passa até um fio d'água ao lado da área de camping.

Havia 2 caminhões da Suíça e diversos jovens.

Tomamos banho e fizemos um jantar aqui mesmo. Macarrão com frango. Ficou muito bom, acreditem. De quebra havia 1/3 da garrafa de vinho que tomamos ontem em Puno no hotel e pra fechar um café (em pó é claro).

Hehehe, saco de dormir pronto, vamos pra cama!

Amanhã aproveitaremos a cidade e seus atrativos culturais.

Luciana:

O dia amanheceu lindo em Puno! Tomamos café da manhã no hotel, daquele tipo de estadia revigorante sabe!? 
Estávamos há alguns dias numa altitude considerável e hoje amanheci me sentindo doente. Uma falta de ar brava com sinusite. Dormi mais um pouquinho enquanto Luis trabalhava. 
O check-out dos hotéis aqui sao cedo: 10:30-11h, então seguimos viagem pelo bendito atalho.
Por mim nenhum problema quanto ao caminho com pedras e deserto de pessoas, as paisagens são sempre lindas. Mas quer ver eu mal é passar frio. 
Teve uma hora da viagem que começou a ficar muito ruim e foi piorando até chegarmos a 4500m de altitude!
8 graus de temperatura já senti várias vezes na vida mas o vento forte, neblina e ausência de sol faz a sensação cair pra zero eu acho. 
Não foi legal pra mim! Chorei até de dor nos ossos e passaria por 5 rios daqueles da Bolívia ao invés de sentir o frio que senti hoje! 
E não pensem que não nos agasalhamos porque estava com tantas camadas de roupa que mal me mexia!

Até eu tomar um banho quente eu tava mega chateada e hipotérmica. Depois do banho e agora depois da jantinha, amo o Luis novamente....hahaha.

Bora pro saco de dormir que a noite tá fresquinha, suficiente pra eu dormir com a minha meia de lã de alpaca! :)

Abaixo, as fotos do dia:

No meio do nada


Flamingos cor de rosa, nós estamos aqui! Voa não bixinho...


Vê na foto abaixo quantos km de terra já tinham ido?


Tempestade chegando 


Tempestade chegou


As montanhas de picos nevados que eu queria ver estavam encobertas... :(


Abastecendo em Arequipa...self service


Nosso camping no dia seguinte de manhã (sábado)




Lugar lind. Casa antiga.




2 comentários:

  1. Pelo q me lembro, Juliaca é a terra de ninguém, mais parecida com a Serra pelada q já passei...os policiais locais mandavam a gente para os caminhos inversos q perguntávamos...sinistro! Tudo isso depois de passar o dia fugindo de manifestações locais, muitas vezes com certa violência!
    Histórias de motociclistas..."malucos" como vcs, mas felizes, extremamente felizes não?!?!
    Continuem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse desvio foi complicado até...mas os flamingos estavam lá esperando a gente hehehehe valeu muito a pena.
      Evitar Juliaca pode ter sido bom, segundo o que vc disse. Se bem que no Peru tem sido tudo tao tranquilo quanto a policia...eles cumprimentam na rua e estrada hehehe

      Excluir