quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

22º dia: de Piura a Punta Sal

LUÍS:

Hoje foi legal. Visitamos o ponto mais a oeste da América do Sul, é um farol entre Negritos e Punta Balcones.


Saímos de Piura pouco antes da hora do almoço e fomos andando até dar fome e encontrar algo para pararmos e comer que valesse a pena. As portinhas eram ruim demais.

De manhã a moto ainda estava lá na frente do hotel, intacta.



Arrumamos as tralhas e fomos para a estrada...

Pouco depois havia uma divisão na estrada, para a direita era Equador direto, a 66km, e para a esquerda era a Panamericana Norte, passando por Tumbes, margenado o Pacífico e as cidades balneário, como Organos e Mancora.



Mas o episódio do dia foi a curiosidade das borracharias.



Se vc ver na rodovia uma placa escrita "enllante e desenllante", pode saber, ali é uma borracharia. Llanta é roda aqui, não "rueda" heheheh. (Escola é "escuela", mas roda é llanta). Então o cara põe pneu na roda e tira, pois nem todos os borracheiros tem máquina que faça isso. Alguns são manuais e outros nem se atrevem a fazê-lo.

No almoço seria uma sopa de entrada e uma espécie de frango com creme. A moça garantiu que não estava apimentado, mas quando veio, estava... odeio!


Olha minha cara de feliz com a comida apimentada...



Ao menos tinha um tiozinho vendendo picolé que aparecem bem ao final do almoço... hehehe hora exata!


Aqui a paisagem já foi mudando, aparecendo alguns coqueiros em volta da estrada, as plantações mudando de cor. Arroz plantado para todos os lados. É como plantar arroz na altura de Fortaleza, os caras são ninjas.






Em seguida quando fomos ao farol do ponto mais ao oeste da América do Sul foi tranquilo...a ida né, porque a volta...

Bem, pegamos instruções com o vigilante de uma empresa que estava no meio do caminho da minha rota de GPS, portões fechados, mas ele nos ajudou. Ao lado havia um lago e algumas dezenas de flamingos cor de rosa. Pegamos então o caminho da praia, pela areia, até chegar ao farol.
Subir? Nem pensar, era areia fofa e ia levar ao menos 30min a subida e a lingua pra fora...



Então tiramos fotos ali da praia mesmo.









Bem, agora já conheci os 3 extremos da América do Sul, o extremo leste numa praia lá entre Pernambuco e Sergipe (cujo nome não lembro agora), o oeste é  farol aqui entre Negritos e Punta Balcones, e o sul em Ushuaia. Qual será o extremo norte da América do Sul? Olhando no mapa parece ser perto de Maracaibo na Colômbia. Quem sabe numa próxima viagem...

Ao sair do farol a rota iria encontrar a ruta principal panamericana mais ao norte. O GPS me indicava para ir. No começo era asfalto, mas depois virou terra. Em seguida areia. Aí fudeu...moto de 300kg + garupa + 100kg da criança aqui é foda. Na areia quase caminhamos, e havia vários trechos de areia pura como esse na foto abaixo.




Andamos até chegar em El Alto e sair para a estrada novamente. Foram quase 40km de dificuldades, só pra lembrar como é andar na terra/areia!

Ali era um ponto de exploração da Petrobrás.


Avançamos até chegar na entrada de Punta Sal, onde havia um vigilante para filtrar a galera que entra. Sugeriu um hotel mais barato, pois aqui tudo é na faixa de 200/pessoa. Hotel bacana, bela vista, piscina...vamos ficar!

Portal na entrada de Punta Sal.



Entrada do hotel/resort.


Vista do nosso quarto.


Ist na varanda.


Ist na piscina.




Aproveitamos a piscina para ver o por do sol, que estava especialmente alaranjado hoje.

Jantamos aqui, um peixe chamado Nero, refresco de limão, sobremesa e cama!

LUCIANA:

Tão bom ir para a praia onde não é frio! Tava empolgada igual saísse de férias pra Enseada, São Chico, SC quando criança! rs
Já saí do hotel de biquini porque tava na esperança de pegar ainda um solzinho alto.

Começamos o trajeto, calorzinho básico mas muito vento então foi de boa. Paramos numa bodeguinha para almoçar. Comi um pouquinho mas ainda tô sem apetite. Não tô 100% boa ainda, aliás, dei uma regredida mas enfim.

Depois do picolézinho seguimos...

Que gostoso chegar na praia! Fiquei com vontade de entrar ali mesmo...pena que ainda precisávamos andar um bom trecho e cheia de areia não ia rolar.

Luís escolheu a rota mais difícil, obviamente, e quando começou a ser terra/areia já pensei: "vamos ficar agora 3 dias nas dunas tipo os 3 dias nas montanhas da Bolívia"...hahahha....mas dessa vez não! Procuramos o asfalto logo que tínhamos como pedir informação! Ufa!

Chegamos em Punta Sal! Por ser "Punta" alguma coisa já jurava que seria como "Punta Cana". Que nada...normal tá gente...rsrs
Pedimos pelo hotel mais barato por ser um lugar turístico e o povo já se aproveitar e maravilha! Por ser o mais em conta tá divo!
Aproveitamos a piscina enquanto havia um sol tímido (hoje tinham muitas nuvens no céu).

Subimos, tomamos banho e jantamos um prato pra 1 e compartilhamos.
No final já não me sentia bem (droga, não devia ter comido) e quando veio a sobremesa, na primeira colher já tive que desistir.

Noite de sono, porém, com mil e uma interrupções. É a vida que segue...rs

Beijos

Um comentário:

  1. e o cagaço se ficae atolado com 300kg nesse areiao hein ??
    hahahahahah
    perrengue mano !!!
    q daaaa hr !!
    abracao !!

    ResponderExcluir