domingo, 1 de fevereiro de 2015

45° dia: de Uberaba para casa (São Paulo)

LUÍS:

Andamos 15.123 km em 45 dias, por 4 países na América do Sul.

Saímos de casa em 19 de Dezembro de 2014, por volta das 17h, e só retornamos no dia 1º de Fevereiro de 2015, às 20h.

Somos outras pessoas agora. Tanto individualmente quanto como casal. Viajar 45 dias juntos, lado a lado 24h, e muitas vezes bem grudados nas noites mais geladas, é um teste de resistência! Em vários sentidos.

Hoje o dia foi de comemoração, de rever familiares e relaxar. De Uberaba/MG a São Paulo passando por Jaboticabal/SP são 570 km, ou seja, "um pulinho" para quem tinha andado 14.500km nos últimos 44 dias.

Acordamos tarde e no café da manhã não havia o tão esperado pão de queijo. Sim, um absurdo, como não ter pão de queijo em um hotel em Minas Gerais? Isso devia ser lei lá!!!

Ist pagando a conta no hotel em Uberaba

Bem, seguimos viagem pela MG-050, que se torna a rodovia Anhanguera em SP.

Rapidinho cruzamos a fronteira entre os estados de MG e SP, quando a gasolina caiu de preço, de 3,27 em MG para 2,87 em SP. Que diferença...

Faltavam só 395km ali na foto abaixo... rapidinho!

Então nossa rota desviou para Jaboticabal/SP, cidade que visito desde criança já, lugar em que meus tios mais próximos decidiram morar e criar suas 3 filhas.

Na noite anterior havíamos ligado para eles, avisando que no dia seguinte poderíamos almoçar junto. E assim, foi.

Na verdade o que queríamos lá era entregar uma lembrança para minha tia, que trouxemos de Galápagos.

Era uma caneca, de galápagos. Pode não parecer grande coisa, mas tem um grande valor para quem gosta e recebe! Sem falar que isso foi trazido na nossa garupa, aliás, cuidadosamente guardada no camelbak (mochilinha) da Luciana. Essa minha tia tem dezenas e dezenas de canecas de todos os lugares que ela visitou, muitos deles na Europa. Então essa de Galápagos é a de um dos pontos mais extremos da coleção toda.

Como ninguém é de ferro e fazia muito calor, uma cervejinha caiu bem.

O Sansão e o Júnior estavam lá para bagunçar.

Júnior

Sansão
Almoçamos muito bem, com direito a picolés locais e um café colombiano!

As primas

Os tios
Barriga cheia, pegamos estrada a caminho de casa.

Mas antes, uma parada para tomar uma iguaria!

Caldo de cana de beira de estrada. Com limão. Quer coisa melhor no calor? Melhor que cerveja...

E depois começa o show do por do sol...

Lembra do nome do blog, Ist, moto e paraglider. Ta na hora de paraglider...

Olha os dentinhos da Ist sorrindo dentro do capacete!

E a responsável por nos levar por esses 15 mil km pela América do Sul, a Super Ténéré 1200.

A sujeira na traseira (placa e baú) foi o óleo que vazou da bagagem. Óleo de cozinha...rs

Ta sujinha embaixo...

E a Ist finalmente comeu o pão de queijo que tanto queria

Parada para a foto

Falando bobeira na hora da foto...

Falando bobeira parte 2

15.123 km
 Odômetro ou GPS?

Odômetro, sem dúvida. Pois o GPS se perdeu um pouco nos Andes, em especial no Parque Huascarán no Peru. Os vales eram muito profundos e o GPS não tinha sinal. Por vários minutos quase 1h não conseguiu marcar a rota. Então não calculou a KM. Por isso ficou menor do que o odômetro da moto.

Para comemorar, um vinho especial.... os champagnes acabaram!

Como tudo é especial, em dia de comemoração o vinho não pode ser qualquer um. Esse é um Brunello di Montancino, do ano 2005. Sim, ele esteve por 10 anos nesta garrafa esperando para que a gente abrisse ele hoje. 10 anos... o que eu fiz em 2005?
Bem, estava me formando na primeira faculdade!

Como não tem nada na dispensa, o jeito foi pedir pizza. Daquelas!
Interessante chegar em casa. Não sabia qual dos registros do chuveiro era o quente! kkkkk, Quase errei o andar. 9° andar Luís... 9°!

E o fato curioso foi ver a correspondência e notar uma multa para a minha outra moto. O gasparzinho andou nela enquanto eu estava no Peru, dia 2 de janeiro. Bem, acho fácil escapar desta... hehehe bastam os selos do passaporte. Nada que um advogado não resolva. Ainda mais agora, que a multa de ultrapassar na contramão está bem cara! Dá pra acreditar?

DESTINO GALÁPAGOS! Que viagem, uma viagem de muitos destinos. Galápagos foi apenas um dos pontos altos. Vamos recapitular os pontos altos desta viagem, pela ordem:

1. Passeio de bote em Bonito/MS

2. Aventura entre Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba, por "La Sibéria" no meio dos Andes

3. Três dias de off road, entre montanhas altas de 4.500m e vales profundos, com direito a travessia de rio com água até o joelho e correnteza forte, entre Cochabamba e Coroico, além do camping a 3.500m de altitude

4. A Estrada da Morte, entre Coroico e La Paz

5. A volta na península sul do Lago Titicaca, do lado boliviano

6. Reveillon em Copacabana! Às margens do lago Titicaca, a 3.800m de altitude

7. Visitar as Ilhas de Uros

8. Passar pelos lagos no dia de muito off road entre Puno e Arequipa

9. Turismo por Arequipa

10. Andar de moto pela costa do Pacífico

11. Fazer um voo de avião sobre Nasca, uma cidade com as linhas mais incríveis e famosas do mundo!

12. Norte do Peru, Punta Sal e off road nas areias

13. Cruzar o Equador até Guayaquil

14. Galápagos: nossa, quantas lembranças, quantos animais, paisagens, ilhas linhas, tartarugas gigantes.... mas a mais especial foi aquela com quem nadei!

15. Volta pelo interior do Equador até a fronteira com o Peru

16. Deserto no norte do Peru, a caminho de Trujillo

17. Entre vales e montanhas, no Parque Huascarán, picos nevados, chuva, temperaturas baixas e as mais belas paisagens da viagem

18. Estradas bloqueadas depois do Parque Huascarán, o dia sem fim! Lembra que cruzamos uma ponte tipo pinguela de noite?

19. Cruzar o Peru do Pacífico até Machu Picchu, mais neve e temperaturas congelantes de 4°C com chuva e muito gelo na estrada, dormir num muquifo com porquinhos da índia andando pela cozinha de chão de terra batida

20. Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas, com o sol perfeito!

21. Dos Andes para a Amazônia, meio aos picos nevados e à garotinha que correu atrás da moto no divisor de águas, de um lado Amazônia, do outro Pacífico. O cheetos que ficou com o garotinho a 4.743m de altitude

22. Visitar amigos no Acre!

23. Cruzar o Brasil do Acre a São Paulo meio ao inferno das estradas estatais, em especial as BR, com linhas paisagens e meio à maior produção agrícola do país!

24. Visitar família em Jaboticabal

25. Chegar em casa, com tudo inteiro, a viagem perfeita...

E a próxima, para onde será?

AFRICA!

Mas aguardem, amanhã volto a ser advogado e contador para pagar as contas e aproveitar mais e mais férias o quanto antes!

LUCIANA:

Uau! Último dia do retorno da viagem!
Parece mentira que andamos 15.123 km com a moto, levando para cada um 6 camisetas, 2 shorts, roupas de baixo, 2ª pele, meias, sabonete e xampú.

Hoje acordamos em Uberaba-MG. Dormimos mais que qualquer outro dia das férias. Saímos da cama às 9h do horário já ajustado, pois até Rondônia tínhamos 1h a mais e anteriormente a isso, 3 e 2h.
Tomamos um café muito gostoso, atualizamos o blog e saímos com destino a Jaboticabal-SP almoçar com a tia, tio e primas!
Como foi gostoso rever familiares depois de tanto tempo fora!!!
A tia, como sempre, nos mimou com um almoço delícia e picolés! Trouxemos uma caneca de Galápagos pra ela para a sua coleção. Ela veio na minha mochilinha desde lá, bem protegida para não quebrar.

Saímos de lá às 16h, com o almoço bem digerido, abastecemos e #partiuSP.
Trezentos e poucos quilometros não seriam nada pra nós. Nunca senti taaaanta tranquilidade em pensar que viajaríamos só até ali, SP.
O cara do posto deu risada quando falamos que era SÓ até São Paulo. Agora, pra mim, 1000km é SÓ! Juro! E olha que sempre sofri com lonjuras...rs

Paramos mais 1x na rodovia para abastecer. A gasosa não tava rendendo por N fatores. E como a gasosa tá cara! Tanta gente reclamando que tô vendo que R$3,10 tá até barato! uix!

Além de abastecer, comprei o pão de queijo que tanto queria e uma coxinha que veio bem quentinha e superou o pão de queijo! Registramos esse momento!

E vim pensando nos últimos 166km que faltavam o quanto somos abençoados e privilegiados!
Agradeci por Deus nos capacitar a passar por tudo, todos os dias muito unidos e parceiros. Vencemos todos os desafios apesar de não ter tido nenhum grande problema.
Até quando podíamos nos perder tivemos a providência de informação.

Pra mim foram 45 dias de tratamento, de crescimento, de cura.
Ali na garupa quietinha, nos comunicando na maioria das vezes por sinais, quanto tempo pra selecionar pensamentos!
Quanta coisa vimos que nos fizeram refletir! Mas o mais legal foi viver 45 dias de grande cumplicidade!
"O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Coríntios 13:7)
Eu decidi todos os dias como agir em todas as situações que vivemos. Amar é uma decisão!

Bem, chegamos em casa e foi emocionante afinal, chegamos!!!
Abrir a porta de casa, acender a luz e entrar...nem lembrava mais do quanto o chão de casa era branquinho!!! hahahaha
E o espaço?! Nosso apto. não é gigante, tem 65~68 m2 mas pareceu gigante!
Quando fomos tomar banho nem lembrávamos mais de qual torneira saia a água aquecida, se esquerda ou direita! rs
Quanta roupa nos nossos guardas-roupas e eu sobrevivi sem dificuldades todos esses dias com 5% do que tenho!

Foi incrível!

Agradeço a Deus pela vida de todos que ficaram orando por nós, que nos acompanharam no blog e torceram para que tudo ocorresse bem do começo ao fim!

E obrigada, especialmente ao meu homi, ao amor da minha vida, por ter feito questão de me levar junto na realização de um sonho!!!

As coisas que trouxemos da viagem!:

Café de Galápagos! O bicho caro...

Artesanato das Ilhas de Uros

Calendário da Ilha de Uros, do povo da região

Colar de brinde!

Folhas de coca compradas na Bolívia para o mal da altitude que jamais me atingiu...

Vou então usar para fazer outra coisa....rs

Leite evaporado para tomar com chocolate no inverno! Dura até agosto heheheh ainda bem que o inverno começa em maio!
Até a próxima viagem!

1. Que viagem sensacional li o blog inteiro que me deixou com muita vontade de fazer igual so que me falta e $$$ kkkk.
    Parabens pela Aventura show de bola vcs rodoram 15 mil kms e nao tiveram nenhuma surpresa pois Deus estava no comando.
    Abcs

1. Oi Tiago! Obrigada por nos acompanhar!! Espero que vc tenha a oportunidade de fazer uma viagem assim! Será no tempo certo!
      Sim, Deus esteve e sempre estará no comando. Eis a chave do sucesso! Abração :D

2. Obrigado Tiago! $ é relativo rapaz. Há 10 anos atrás eu almoçava com R$ 1,50 no bandeijão da faculdade e estava feliz. Não tinha carro, caminhonete, motos, nada... com esforço, estudo e o tempo, as coisas mudam. Ou então vira político, rouba ou até mesmo tenta a loteria. Fora isso, só trabalhando.
      Mas da pra fazer uma viagem dessas a custo mais baixo e outra moto. Os passeios é que são caros, tipo Machu Picchu e Galápagos custou muito...uns 70% da viagem toda.
      Dá pra viajar sozinho por R$ 100 por dia, dependendo do preço da gasolina e do apetite para acampar em todo lugar!
      Aventure-se! As histórias ficam na memória para sempre, junto com as imagens e sabores que você dificilmente repetirá outra vez!

2. Este comentário foi removido pelo autor.

3. Parabéns pela aventura sonho de muitos e realizados por vocês a próxima aventura vai ser bem mas fácil.

1. Obrigado Antonio! A cada viagem aprendemos bastante...realmente.

4. Parabéns aos dois! Show! buscando informações sobre a Ténéré 1200, que achei o blog e virei noveleiro nos últimos 30 dias rs. Todo dia acessando aqui pra ver novas histórias. Aproveitei e já assisti uma porção de vídeos no youtube feitos pelo Luís e cia. Abraço

1. Hehehehehe, Ander, obrigado! A moto é show cara. Vou fazer um post resumindo algumas coisas e relatando o comportamento da moto e as dificuldades que tive. Bem técnico hehehehe um abraço!

5. Que pena q ja se foi o ultimo capitulo !!! heheheh
    lia uns 4-5 por dia....vi t-o-d-o-s....nos minimos detalhes !!! sensacional esse role q vcs fizeram !!!! qdo forem dar sequencia na africa, podem incluir eu e esposa q ja adianto q fechamos...heheh
    mas antes disso ainda vai ter bastante cachoeiras em nosso caminho....se Deus quiser !!!!
    ja q mil km eh um pulinho agora pra vcs, poderiamos combinar de ir de motoca pra tierra del fuego agora no carnaval, o q acham ??? hahahah
    abracao pra vcs !!

1. kkkkkkkk seu meio careca! Tem que viajar com a gente sim. E pra longe. Um pulinho para o estreito de magalhães no carnaval seria boa ideia, pena não ter $$$$ agora. hehehehe Se não fosse por isso e pelos clientes que me deixariam eu viveria viajando.

Mas segura aí que a gente vai pra África agora!

6. Muito bacana a história, Parabéns!!! acompanhei todos os dias, muito bem detalhado e explicado também. Seria legal vocês postarem no blog ou fazer um vídeo de como se preparar para uma aventura dessas, o que levar o que não levar, os acessórios da moto, quais os tramites nas aduanas, dicas de rotas câmbios e tal, já que vocês melhor do que ninguém podem falar sobre isso e ajudar quem esta planejando uma trip dessas. Abraço!!!

1. Com certeza Eduardo, vou fazer uns dois posts sobre essas coisas administrativas. Um sobre aduanas, papelada e preparação. Outro sobre a moto, cuidados, peças de reposição, etc. Espero que goste!
      Aventure-se, quando viajar, manda notícia do seu blog! Inscreva-se no canal no youtube.com/luhebrsp e acha a gente no facebook, quem sabe marcamos um passeio light juntos. Até porque agora a bunda cansou hehehehe

7. Parabéns Casal Sensacional!
    Espero conhece-los pessoalmente em breve, já q tenho falando com o Luis por aqui! E espero pegar minha motoca logo e podermos fazer alguma trip juntos, minha patroa tb adora ficar na minha garupa!
    Bjs e rezem para q água nessa cidade maluca não deixe muita saudade do Peru...

1. Mr. Edison! Que satisfação tê-lo aqui junto conosco. Pega logo sua motoca e vem pra cá, vamos te levar no Trapiche em Ilha Comprida. Pra chegar lá pega uns 3 riozinhos, lama e dunas. Caminho do jeito que a gente gosta!!!!!